janeiro 01, 2013

Segurança no trânsito: envio de SMS


A ergonomia preza pela segurança. Pensando nisto os sistemas sempre são projetados de forma a respeitar a capacidade humana. A quantidade de comandos que o ser humano pode operar ao mesmo tempo tem que estar de acordo com esta capacidade. 

No caso do carro, por exemplo, os dois pés ficam ocupados com o acionamento dos pedais e as mãos com o volante e o câmbio. Claro que não podemos esquecer os outros sentidos essenciais a uma condução segura como a visão e a audição. Porém, ênfase deve ser dada nas mãos e na visão quando se fala de envio de mensagem de texto de celular ao volante. Sem nenhuma dúvida, este aparelho não está integrado neste sistema e representa grande risco de acidente. Para se ter noção, para digitar uma letra o condutor do veiculo precisa retirar os olhos da pista por 2 segundos e se estiver a 60 km/h o carro percorrerá quase 34 metros às cegas.


Acho que o argumento de 4 pontos na carteira e multa de 85,00 reais é pouco perto dos outros números que são bem mais significativos por serem decisivos entre acidentar-se, ferir-se ou ferir, morrer ou matar.

(A imagem escolhida para ilustrar este post foi extraída do blog Trânsito Legal)


Nenhum comentário:

Popular Posts