setembro 26, 2010

Você para na vaga do deficiente físico?



Um dia vi uma placa de estacionamento para deficiente que estava escrito: Esta vaga não é sua nem por um minutinho. Achei interessante os dizeres porque normalmente é o que as pessoas dizem quando ocupam uma vaga para deficiente e são surpreendidas por um guarda. Fico impressionada com o grau de consciência das pessoas. Por outro lado, tive um exemplo de conscientização quando estava de carona com uma amiga deficiente e procurávamos uma vaga para estacionar. Qual foi minha surpresa quando passamos por uma vaga para deficientes e ela não parou nela e em seguida comentou: vou procurar outra vaga, pois existem pessoas que necessitam dela mais do que eu.
Campanhas de conscientização poderiam aumentar o respeito com o deficiente. No entanto, elas tem que despertar no andante a sensibilidade para esta problemática, ela  tem que evidenciar nosso lado egoísta que não vê ou não leva a sério o respeito pelo espaço do outro.

Esta questão da acessibilidade para o deficiente físico é internacional. Vejam o filme de uma campanha portuguesa sobre a dificuldade do deficiente físico em driblar os obstáculos no dia a dia nas ruas. Este filme foi feito para uma campanha de conscientização. O que temos hoje sendo veiculado na nossa mídia a favor do cadeirante?

Popular Posts