setembro 22, 2010

Notícia comentada: "Escolas deverão ter assento adaptado para obeso no Rio"

O Estadão trouxe hoje a notícia sobre a obrigação das instituições de ensino e locais de realização de concursos públicos no Rio de Janeiro de disponibilizar assentos proporcionalmente adequados para obesos.
Segundo o autor da lei, o deputado Fernando Gusmão (PCdoB), os estudantes ou candidatos ao serviço público que sofrem de obesidade, passam por constrangimento e desconforto. Segundo ele, os assentos irão melhorar o desempenho dessas pessoas durante as provas.
No dia a dia vemos assentos especiais para gestantes, idosos e deficientes.
O que podemos observar é que, cada vez mais, as pessoas que tem características que fogem da média da população, estão ganhando reconhecimento, ou seja, os locais públicos começam a ter estrutura para acolher estas pessoas com suas características próprias.

Para criar espaços adaptados para estas pessoas a antropometria, ciência que estuda as medidas do corpo humano, pode auxiliar e fornecer as informações adequadas para criar estes espaços, que hoje são feitos para 90% da população.

Mais uma vez, vemos que a ergonomia fornece parte de seu conhecimento técnico para fundamentar as construções e mobiliários de uso público. Fazer parte desta construção com estes conhecimentos é garantir à população a condição cidadã.

Popular Posts