novembro 24, 2010

Antes os Dummies do que eu

aCada lançamento de carro traz consigo uma novidade, seja no design, no acabamento, nos acessórios, na potência, no combustível ou na economia. Cada lançamento renova no consumidor e nos sonhadores um novo desejo de consumo.
O marketing para lançar um novo produto raramente fala da segurança.
Será que quem compra um carro não quer saber disto?
Infelizmente o carro muitas vezes é apenas um símbolo de status social. Vemos frequentemente motoristas sem cinto de segurança, crianças soltas até no banco da frente, sem falar das imprudências. Acredito que as pessoas contam muito com a sorte, apoiando-se apenas nas próprias estatísticas.

Um teste que deveria ser largamente divulgado é o crash-test. Este teste demonstra a eficiência dos equipamentos de segurança do carro que procuram reduzir ou evitar os ferimentos graves em acidentes de trânsito.

Para verificar o impacto de uma colisão no motorista e nos passageiros são colocados bonecos equipados com sensores nas partes do corpo mais vulneráveis à colisão. Eles são chamados de Dummies e a versão adulta deles tem 1,80 m e peso de 80 kg.

Para realizar o teste o carro é puxado por um cabo de aço a uma velocidade de 50 km/h e se espatifa em 10 segundos contra um bloco de 250 toneladas. Neste teste pode-se avaliar a deformação da carroceria do carro e a invasão na cabine. Está deformação é verificada pelos adesivos com medidas que são colocados nos protótipos para estes testes. São verficados os bancos, que não devem se soltar, os cintos que não podem se romper e as portas que devem se abrir para socorro dos ocupantes do veículo.

Outros itens, como apoio de cabeça e airbag nem sempre estão presentes em todos os modelos. O primeiro tem a função de evitar lesões na coluna ou mesmo a morte e por isso devem ser resistentes mas ao mesmo tempo ter poder de absorção do impacto. Após o teste são verificadas a sua posição e exposição de partes metálicas que possam representar riscos. Quanto ao airbag, que será obrigatório a partir de 2014, este conta pontos na medida que atenua o efeito do impacto. Neste teste frontal também são verificados possíveis vazamentos de combustível.

Outro teste realizado é com barreira móvel, mas neste caso o carro fica parado e um ensaio de impacto na traseira é realizado com uma barreira que se move a uma velocidade de 35 a 38 km/h. Neste teste também são verificados vazamentos de combustível e resistência da estrutura do veículo. Não pode ocorrer deslocamento do assoalho do veículo que possibilitaria o esmagamento das pernas, nem movimentação dos elementos rígidos, como partes pláticas e revestimentos.

Sabendo de tudo isto, acredito que deveríamos conhecer mais a respeito do carro que vislumbramos adquirir ou mesmo do carro que já possuimos. Esta informação sim é relevante e decisiva na hora da compra. Segurança é algo que não tem preço quando diz respeito à vida.

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