setembro 27, 2010

O QUE FALTA NAS EMPRESAS?

Por Bernadette Vilhena


 
A complexidade do mundo do trabalho sempre traz grandes desafios para gestores e colaboradores. O conhecimento de importantes aspectos ligados a gestão de pessoas é importante para melhorar o clima organizacional e qualidade de vida no trabalho.

A partir das minhas experiências como consultora dentro das empresas, percebo muitas vezes a carência de aspectos humanísticos no cotidiano do trabalho. As habilidades técnicas, o domínio das atividades de trabalho são cuidados com muita atenção por todos, mas isso não é suficiente para contornar os conflitos que surgem no cotidiano empresarial.
Uma das causas dos conflitos gira em torno da insatisfação pessoal dos colaboradores. Já ouvi muitos depoimentos acerca do vazio existencial, da baixa autoestima, da falta de objetivos. São homens e mulheres sem tempo para cuidar de si e de seus afetos.

Uma solução para minimizar esses conflitos e insatisfações é atenção dada ao desenvolvimento humano. Programas promovidos pelas empresas com o foco no crescimento das pessoas estimulam o potencial de cada um. Condutas que giram em torno do respeito à subjetividade costumam gerar um clima organizacional agradável e o fortalecimento das equipes.

Penso que a qualidade dos processos da empresa passa pela qualidade  dos funcionários. Cada um precisa ser qualidade, por isso a atenção ao desenvolvimento pessoal é importante: 
Não existe empresa 100% com funcionários 50%”

Programas que promovam o autoconhecimento levam o colaborador a sair da zona de conforto, a pensar fora da caixa. Atitudes assim melhoram a qualidade de vida pessoal tendo como efeito a melhora no cotidiano empresarial.

Atenção! Esses procedimentos não são formas milagrosas e as mudanças não acontecem como mágica. O processo envolve muitos encontros, comprometimento e troca de experiências. Na minha experiência vejo que as empresas que optaram por um programa de desenvolvimento humano ganharam colaboradores mais tranqüilos e conscientes de sua ação no mundo.

É preciso aprender  SER.


Popular Posts