julho 08, 2013

A Ginástica Laboral e a empresa


Ao escrever o último post sobre GinásticaLaboral, um visitante do blog me enviou um e-mail dizendo que gostou do que foi escrito, mas que gostaria de saber minha opinião sobre os ganhos que uma empresa tem ao introduzir a Ginástica Laboral para seus funcionários.



De fato, não dei ênfase no outro lado da moeda. Seria ingênuo de nossa parte pensar que as empresas não ganham nada com este benefício destinado aos trabalhadores. Além do que já foi escrito, como diminuição dos acidentes de trabalho, aumento da produtividade e melhora do ambiente social, há também uma redução do absenteísmo, redução de afastamentos e maiores ganhos financeiros. A empresa ganha em produção de um lado e reduz seus custos com licenças médicas, faltas ao trabalho, baixo desempenho. 

Um alerta deve ser feito, a Ginástica Laboral não melhora as condições de trabalho por si só. Embora ela trabalhe a musculatura compensando as estruturas que são mais exigidas para execução de uma determinada tarefa, se um posto de trabalho for mal projetado, se o conteúdo da tarefa for monótono ou pobre, se as condições de trabalho forem ruins, a Ginástica Laboral poderá não passar de um artifício para se dizer que algo está sendo feito pelo trabalhador enquanto a fonte de todos os problemas ocupacionais não estarão sendo efetivamente abordados.

Portanto, as empresas que se preocupam de fato com seus funcionários terá a Ginástica Laboral como parte de um grande programa de melhorias das condições de trabalho.


Nenhum comentário:

Popular Posts