dezembro 23, 2012

Acessibilidade: i-braille nova ferramenta de inclusão


Boas novas para os deficientes visuais. Abaixo parte da  matéria publicada no Jornal do Comércio em 23.07.2012.


"Voltado para os deficientes visuais, o equipamento portátil é formado por quatro módulos: leitura, escrita, MP3 (apenas reprodução de música) e aprendizado. Os conteúdos são transmitidos para o i-braille através de um pendrive, que faz a conversão para um formato de arquivo especial.

O sistema conta com quatro células eletromecânicas Braille que vão formando os caracteres e permitem a leitura silábica das palavras. Com isso, para ler, o usuário precisa apenas passar o dedo por cima dessas células. Caso esteja assistindo a uma aula ou palestra, a pessoa pode fazer anotações no próprio dispositivo.  “O i-braille é extremamente inclusivo, pois além de facilitar o ensino, permite a leitura de textos em Braille”, diz o diretor comercial da Victum, Antonio Carlos Benincá Jr. Estima-se que cerca de 80% dos deficientes visuais são analfabetos em Braille. O produto deve chegar ao mercado com o preço de R$ 4 mil.
Tanto a parte de hardware como a de software foi concebida pela equipe da Victum com subvenção da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Além disso, o player teve a parceria do Instituto Santa Luzia de Porto Alegre durante a fase de desenvolvimento.
A Victum já trabalha na construção de uma parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, em São Paulo, prevendo a realização de testes de um lote piloto para o sistema de ensino. Ao mesmo tempo, estão acontecendo conversas com o Ministério da Educação para que o i-braille passa a ser considerado como uma alternativa ao ensino da linguagem Braille no Brasil."

Nenhum comentário:

Popular Posts