setembro 15, 2010

Resgate dos mineiros no Chile

Hoje completam 46 dias de soterramento dos mineiros da jazida de san josé no chile.
A perfuradora avançou até hoje mais de 300 metros em direção ao local onde se encontram os 33 homens.  Não temos ouvido falar muito sobre este acidente. A percepção de tempo para estes homens é completamente diferente da nossa que estamos livres para ir e vir. Com certeza, esta percepção quando muito aumentada pelas restrições de espaço, tempo de espera, ansiedade, medos e todos os sentimentos que rondam uma situação de expectativa como esta dos mineiros, faz com que o ser humano desenvolva estratégias para não  enlouquecer.
 As regras que eles estabeleceram entre eles, elegendo um líder, por exemplo, desde o dia do soterramento já foi um sinal de que este grupo tinha noção de que precisariam de uma estrutura hierárquica que sustentasse a estrutura emocional para suportar o tempo de espera pelo resgate.
Entre eles o mais novo tem 19 anos enquanto o mais velho tem 56 anos. O que tem menos tempo de trabalho está apenas 5 meses na mina. O que está a mais tempo está a 25 anos. Provavelmente as estratégias desenvolvidas para suportar as restrições por são bem diferentes. De um lado a força da juventude, de outro o equilíbrio do mais velho. De um lado  o pouco tempo de experiência, de outro uma vida dentro da mina. 
Espero que todas estratégias pessoais possam se somar e resultar numa força que os mantenha física e mentalmente.
Vamos acompanhar e aprender com eles.

Popular Posts