julho 07, 2013

O que é Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral surgiu em 1925, na Polônia e era denominada Ginástica de Pausa. Em 1928 chegou ao Japão, onde foi aplicada nos trabalhadores do correio, e após a Segunda Guerra Mundial, espalhou-se por todo o país. Como resultados, observou-se a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria das condições dos trabalhadores
Hoje, mais de 1/3 dos trabalhadores japoneses a praticam diariamente. Depois foi sendo aplicada em outros locais como a Holanda, a Rússia, a Bulgária e a Alemanha. No Japão a consolidação e a obrigatoriedade da G.L.C. - Ginástica Laboral Compensatória ocorreu na década de 60.

No Brasil a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou o projeto de Lei 6083/09, do deputado Luiz Couto (PT-PB), que obriga os órgãos e as entidades da administração pública federal (direta e indireta) a oferecerem, no próprio local de trabalho, atividades de ginástica laboral aos seus servidores. Segundo a proposta, os funcionários que executam atividades repetitivas deverão, a cada 4 horas de trabalho, fazer uma pausa de, no mínimo, 10 minutos para a prática de exercícios de alongamento, sempre com a orientação de um profissional habilitado.
O texto prevê ainda que os períodos preenchidos pela ginástica serão contados como tempo efetivamente trabalhado. Dessa forma, a administração pública não poderá usar a participação na atividade como argumento para exigir, dos seus servidores, a prorrogação não remunerada da jornada de trabalho.

A Ginástica Laboral é prática comum nas empresas que se preocupam com seus funcionários. É uma forma de compensar os esforços realizados para o desenvolvimento de determinadas tarefas. Cada tarefa tem sua particularidade, ou seja, exige certos movimentos que outra tarefa pode não exigir. Por isso a Ginática Laboral deve ser específica para cada atividade.

Através de exercícios de fortalecimento das estruturas que não são utilizadas, alongamentos, respiração, reeducação postural, percepção corporal e relaxamento, esta atividade promove a redução do estresse físico e mental, melhorando assim o desempenho e a concentração. Além disto, a ginástica laboral é realizada em grupo e é uma oportunidade de interação e descontração em meio ao trabalho. Normalmente é realizada no próprio local onde se realiza a atividade profissional e por períodos curtos de 10 a 20 minutos.

 Deve ser realizada por profissional competente no assunto, normalmente fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais ou educadores físicos.

Nenhum comentário:

Popular Posts