março 30, 2011

Calçado, Sapato, tênis, meia ou descalço?


"Uma luva para os pés". Foi assim que a 3M apresentou este novo conceito de tênis da Vibran: o Vibram Five Fingers. Na realidade esta luva para os pés segue de fato este conceito, pois este tênis nada mais é que uma sapatilha  de 300 gramas, que tem os espaços para se encaixar os dedos separadamente além de um solado com as curvas dos pés.
Na parte de cima, um tecido leve e um corte bastante aberto para ventilação. Este calçado promete proteger os pés e ao mesmo tempo dar a sensação de conforto e de se estar descalço. Basta saber agora se este tipo de calçado protege os atletas de lesões. A princípio, partindo do raciocínio de que os pés serão mais sensíveis as irregularidades do solo, acredito que as respostas serão mais rápidas uma vez que existirá uma interface mais próxima do fisiológico. Por outro lado, a absorção do impacto para corredores é algo a ser avaliado para se conhecer de fato os benefícios deste calçado. Penso que para os andadores ou andantes normais ele deva ser muito bom. 
Falando em andantes, lembrei-me das meias com dedo das Havaianas feitas para serem usadas ocm suas sandálias de dedo. Teria a Vibran se inspirado nelas?

Nenhum comentário:

Popular Posts